Menu Mobile LOJA ONLINE
Loja online Facebook Newsletter

O que comer quando você está Gravida

Em Jun 25, 2014 9:13:39 AM

Duas palavras devem ser bem pensadas na escolha do cardápio da gestante: qualidade e quantidade. A história de que a grávida precisa comer por dois é mito. Ela precisa ingerir osnutrientes por dois, isso sim! Pois qualidade está diretamente ligada ànutrição. Suas necessidades calóricas não mudam muito das necessidades de antes de engravidar. No último trimestre, porém, ela precisa consumir, no máximo, 300 calorias extras. Nada além disso.Em vez de sugerir quais alimentos você deve comer durante a gravidez, vou apontar quais nutrientes você precisa, e dar uma lista de alimentos que contêm tais nutrientes, deixando, assim, que você decida o que comer.

Image title

1. Ferro

É responsável pela formação do sangue e por levar o oxigênio para o corpo todo, inclusive para o bebê. É absorvido melhor com a ingestão de vitamina C. Normalmente o médico receita suplemento para ser tomado nos primeiros meses.Necessidades: 28 mg/diaFontes: Feijão, carne vermelha, bife de fígado, fígado de galinha, frango, brócolis, espinafre e outros vegetais verde-escuros.

2. Ácido Fólico

É responsável pelo desenvolvimento do cérebro e da coluna vertebral do bebê. Auxilia na construção das moléculas e ajuda a reduzir os riscos de o bebê vir a ter problemas no coração, entre outros. É recomendado à mulher que esteja pensando em engravidar, que comece a tomá-lo, em forma de suplemento, três meses antes. Ela deve continuar tomando o suplemento até o terceiro mês de gestação.Necessidades: 600 mg/diaFontes: Vegetais verde-escuros, fígado, melão, castanhas, ervilhas, nozes, frutas cítricas, cereais, etc.

3. Vitamina C

Fortalece o sistema imunológico da mãe, deixando-a mais resistente contra gripes e infecções provocadas por vírus, bactérias e fungos. Deve ser ingerido durante as refeições, pois facilita a absorção do ferro no organismo, prevenindo e combatendo a anemia e fortalecendo os ossos.Necessidades: 85 mg/diaFontes: Laranja, limão, caju, acerola, goiaba, agrião, abacaxi, kiwi, tomate, couve-flor, brócolis, etc.

4. Cálcio

Ajuda na formação óssea do bebê e no fortalecimento ósseo da mãe. Muitos médicos orientam a gestante a tomar suplemento desse mineral no início da gravidez.Necessidades: 1.300 mg/diaFontes: Leites e derivados, couve, agrião, mostarda, brócolis, sardinha em lata, flocos de cereais, feijões, etc.

5. Vitamina D

Ajuda a fixar o cálcio e o fósforo no organismo. Junto com o cálcio fortalece os ossos, auxilia na contração muscular e nos batimentos cardíacos.Necessidades diárias: 30 minutos de solFontes: Luz solar.

6. Proteínas

É fundamental para a produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê.Necessidades diárias: 60 grFontes: Ovos, carnes, aves, peixes, feijões, nozes, ervilhas, leite e derivados, etc.

7. Carboidratos

É a fonte de energia que a grávida precisa.Fontes: Arroz, cereais, batata, massas, frutas, etc.

8. Vitaminas do complexo B

São responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental, entre outros.Fontes: Carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados, etc. Nota-se que muitos alimentos são fontes de vários nutrientes. Sendo assim, é fácil elaborar um cardápio balanceado e rico em tudo o que a grávida precisa para ter saúde para si e seu bebê.

Dicas importantes


Fonte: www.familia.com.br