Menu Mobile LOJA ONLINE
Loja online Facebook Newsletter

MUDANDO A ESTAÇÃO – VERÃO-OUTONO-INVERNO

Em Apr 5, 2016 2:34:59 PM

Há menos de 2 semanas atráz, estávamos torrando, agora de repente, em uma noite, a temperatura caiu uns 10 graus, a maioria das pessoas estão revoltadas por que o verão acabou, outros feliz com o friozinho, mas todos preocupados com as doenças da estação!Mas e a nossa casa? Está feliz e preparada para o inverno? Veja o que você deve fazer:

Image title


1) Em primeiro lugar, nossa saúde, segurança e economia:

Se ainda não fez, faça a revisão anual do gás (principalmente se usa chuveiro à gás).

Mude as regulações do controles do chuveiros, frezers e geladeiras, adequando-os a temperatura necessária e bastante para o bom funcionamento.

Reveja o funcionamento de lareiras e aparelhos que serão mais usados agora (aquecedores, desumidificadores, etc).

Veja se calhas estão limpas e em boas condições.

Se tiver sótão, é a hora de dar uma geral nesta área, procurando problemas hidráulicos, elétricos e de isolamento.

Se não tiver feito ainda, contrate uma dedetização para a sua casa. O controle de pragas é mais eficiente no inverno.Image title

No inverno, mesmo quem gosta de cores claras, usa cores escuras para “aquecer” o ambiente

2) A troca da “roupa” da casa

Troque cortinas mais finas de verão pelas mais encorpadas do inverno.

Troque almofadas e tapetes por aqueles com tecidos mais quentes e aconchegantes.

Dê uma geral na roupa de cama :  Lave ou mande lavar as roupas de cama de inverno que estiveram muito tempo guardadas antes de começar a usá-las. Doe o que não servir mais para o uso, conserte o que precisar. Depois disso lave ou mande lavar as de verão que serão guardadas (use embalagens de tecido não tecido – TNT – para guardar).Image title

Manta aos pés e piso que não seja gelado – tudo de bom no frio

Aproveite os dias mais quentes, quando aparecer um solzinho, para arejar a casa: abra janelas, armários e deixe os colchões na vertical por um tempo. Troque os lados dos colchões.

Reorganize o guarda-roupa, colocando mais acessíveis as roupas de inverno.

3) No Jardim ou varanda:

Prepare as plantas para este período: Algumas não suportam frio ou sofrem com os ventos. Coloque-as em áreas mais protegidas.Plantas de interior devem ficar mais perto das janelas, já que há pouco sol.Image title

Um cantinho protegido dos ventos para um bom vinho…

Plantas mediterrâneas toleram bem até 10 e 12ºC, já as tropicais entre 20 e 22ºC. As que são adaptadas ao frio suportam até -5ºC sem problemas.

Agora você já não precisa regar tanto as plantas – só quando a terra estiver seca – e prefira as manhãs para isso. As gramas especialmente não gostam de rega no inverno e caso você tenha inverno rigoroso, cobrir as gramas com um pouco de terra e/ou folhas secas é bem eficiente. As folhas e galhos secos também protegem os canteiros de hortaliças no inverno.Image title

Aproveite as plantas que florescem no inverno para alegrar sua casa

E você deve adubá-las agora no outono para também diminuir ou até parar as adubações no inverno, época em que quase todas as plantas querem ficar quietinhas, com pouca adubação e se possível, nenhuma poda (só de galhos mortos e doentes). Mas é um bom momento para  combater pragas e doenças: a maioria delas reduz sua proliferação neste período.

Camélia, amor-perfeito, boca-de-leão e hamamélis (ou flor-do-inverno), Ipê roxo, pata de vaca, primaveras, camélia, azaléia e gardênia são plantas que se dão muito bem com o inverno.

E que estes dias de temperaturas amenas e frias sejam fonte de prazer e alegria para todos nós.


Fotos dos sites e blogs: Thedecorista, revistacasalinda, contemporist, daylydreamdecor, digsdigse dicasnewyork

Escrito por Rosana Silva / simples decoração