Menu Mobile LOJA ONLINE
Loja online Facebook Newsletter

Ciência revela técnica de meditação que reduz os impactos do estresse

Em May 2, 2019 3:38:06 PM

Image title

Um dos principais benefícios do Mindfulness é o foco no presente, que ajuda a eliminar pensamentos negativos que causam estresse

O ritmo da vida urbana pode ser uma grande fonte de estresse. As cobranças e preocupações apenas agravam nossa ansiedade, e como consequência, acabamos tendo o nosso humor prejudicado. Entretanto, segundo um estudo publicado no periódico Stress&Health, praticar o mindfulness pode nos deixar mais felizes, potencializando o bem-estar.

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque o mindfulness aumenta nossa capacidade de observar e experienciar todas nossas reações internas. Além disso, também aprendemos a identificar a chegada de eventos estressantes com maior aceitação, tranquilidade e neutralidade.

"Ter uma reação neutra frente aos eventos estressantes amortece o impacto emocional deles em nossa mente, o que nos torna pessoas menos reativas e mais saudáveis", afirma o autor do estudo em entrevista ao periódico.

Como o estudo foi feito

134 adultos com altos níveis de estresse foram submetidos a um programa de mindfulness com duração de seis semanas. Eles realizaram exercícios de meditação que os auxiliaram a reduzir uma gama de sensações como preocupação, ansiedade, raiva, autocrítica e insatisfação com a vida.

Depois, eles foram comparados com um grupo que não havia realizado os exercícios de mindfulness. Estes encontravam-se em estados mentais negativos em comparação aos colegas que haviam praticado as técnicas de meditação.

Como você pode praticar o mindfulness em casa

A psicóloga Adriana de Araújo explica que o termo "mindfulness" significa estar atento e focado no presente. "O simples fato de estar presente, sem julgar, sem avaliar ou analisar, pode ser uma experiência rica e poderosa para o bem-estar físico e mental que o mindfullness proporciona", afirma a especialista.

Veja a seguir, três maneiras de praticar o mindfulness em casa:

1. Banho

Ao tomar banho, ponha sua atenção ao momento presente e tudo que envolve o seu banho: seu corpo, textura, temperatura, sensação, a água que te toca e o sabão. Esse movimento mental não deixa de ser um leve estado hipnótico.

Tudo que você deve prestar atenção é no que está fazendo e acontecendo aqui e agora. Com isso, outros pensamentos, ditos intrusos, são deixados de lado, sem que eles tomem lugar do seu objetivo. Você pode treinar cada vez mais para estar no comando do seu pensamento. Você domina suas ideias e não ao contrário.

2. Lavando o rosto ao acordar

Ao lavar o rosto ao acordar, você pode fazer o mesmo processo descrito acima. Sua atenção pode e deve estar na ação realizada, nas suas mãos que tocam o rosto, na água, no sabão e etc.

Quanto mais simples a ação executada melhor, pois dessa forma você evita desvios de atenção e emoções invasivas quando o momento pede sua serenidade e total capacidade para o estado de presença. Ideias negativas, crenças errôneas e mal estar são eliminados ao estar pleno no presente.

3. Abrindo a porta de casa

Esse pode ser um bom momento de treino. Até mesmo para iniciantes, por ser algo feito num curto espaço de tempo. Focalize sua mente nas suas ações. No seu corpo, no seu movimento, no peso da chave, no que seus olhos veem, na fechadura a sua frente e na porta.

O que você pode perceber ao eliminar seu diálogo interno (aquela voz dentro da sua mente)? Como sua vida se torna mais leve ao estar em contato com as coisas como são e não como você fantasia? Prove essa nova sensação de liberdade.


Fonte: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/noticias/34090-ciencia-revela-tecnica-de-meditacao-que-reduz-os-impactos-do-estresse