Menu Mobile LOJA ONLINE
Loja online Facebook Newsletter

Após apostar em embalagens diferenciadas e essências que instigam lembranças, empresa alcança quase todo Brasil

Em Apr 26, 2018 11:05:36 AM

Image title

Em cinco anos, número de funcionários subiu de 3 para 30. Previsão de crescimento é de 35% em 2018.


"Os clientes falam, por exemplo, sobre a essência ‘garden’: quando eu sinto esse aroma, lembro de quando eu era pequena e brincava na grama”.

“Quero o ‘rosas’, esse que tem o cheirinho da minha vovó quando usava um creme muito parecido”.

Esses são alguns dos relatos da gerente comercial Judite Juriatti, da Madressenza, de Chapecó, no Oeste catarinense, que cria produtos cujo objetivo é causar sensações através do cheiro: “Era isso mesmo que queríamos, fazer com que as pessoas sentissem algo”, explica a gerente.

Até 2012, a Madressenza era Abboccato, fabricante de sabonetes artesanais, hidratantes, sabonetes líquidos, aromatizantes de ambiente, entre outros produtos. A empresa foi fundada em 2005 pelo casal Kely e Marcelo, cujas formações eram complementares: ela engenheira química, responsável por desenvolver os produtos, e ele administrador de empresas, responsável pela parte financeira do negócio.

Em 12 anos, o casal havia conquistado um relativo sucesso, mas longe do que comemoram hoje. Estavam começando inclusive a investir em franquias, já com lojas em Chapecó, Caçador e Florianópolis.

Até que perceberam que havia uma lacuna no mercado: não era falta de produtos, mas de valores agregados a eles. “Eles perceberam que as essências eram muito parecidas e as embalagens eram praticamente todas iguais”, conta a gerente comercial, que trabalha com o casal desde o início da empresa.

Depois da constatação, o casal resolveu mudar completamente o posicionamento de mercado. Criaram um novo nome, uma nova marca e resolveram fazer algo diferenciado. Assim, as essências começaram a ser desenvolvidas de acordo com sensações que eles próprios haviam sentido.

“O ‘Floral Lemon’, por exemplo, é inspirado em uma viagem que o casal fez para Europa, no que vivenciaram, na natureza, no o dia a dia”, explica Judite. Já o aroma ‘Lavanda Toscana’ é inspirado nos campos da Itália e o ‘Vinho’ reuniu tudo que os clientes diziam que queriam da Abboccato.

Além da essência, as embalagens também são desenvolvidas para ajudarem nesse estímulo aos sentidos. A coleção Lavanda Toscana tem imagem de anjos, enquanto a Floral Lemon lembra os azulejos de lugares visitados durante a viagem do casal a Europa.

“Assim como eles, todas as pessoas têm uma história para contar, por isso de alguma forma a essência estimula os sentidos, traz lembranças ou uma sensação diferente. Não é apenas um sabonete”, complementa a gerente comercial.

A ideia deu tão certo que hoje a Madressenza está em praticamente todos os estados brasileiros. O foco da empresa, que antes vendia os produtos em lojas próprias, passou a ser a venda por atacado, além da venda pela internet.

Para dar conta do trabalho, o número de funcionários também multiplicou: em 2012, eram 3 pessoas. Hoje, são 30 colaboradores. E este ano a estimativa é um crescimento de 35%.

Sobre os motivos do sucesso, Judite ressalta o cuidado com a administração. “O Marcelo sempre teve tudo muito controlado, anotado, com planejamento no papel”, conta.

Além disso, ela também cita o engajamento de todos os colaboradores na elaboração das essências e a busca por novidades no mercado.

“Sempre que preparamos um novo lançamento, todos os colaboradores são envolvidos. Além disso, estamos sempre viajando, estudando alternativas e tendências na área de perfumaria. Isso é essencial para que uma empresa se mantenha no mercado”, relata ela.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/sc-que-da-certo/noticia/apos-apostar-em-embalagens-diferenciadas-e-essencias-que-instigam-lembrancas-empresa-alcanca-quase-todo-brasil.ghtml